sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ressaca revela ossada


A sequência de cinco ressacas que atingiram o litoral catarinense durante os meses de abril e maio mexeu com as areias e com a história de Garopaba.


As fortes ondulações revelaram um verdadeiro cemitério de baleias no centro da Praia Central da cidade. As ossadas foram desenterradas pelas fortes ondas de maio e cerca de dez carcaças de baleia apareceram na beira da praia, causando a admiração de todos.

Segundo pescadores antigos, muitas famílias nem lembravam mais destas baleias. “Antigamente mal dava para vir à praia, tamanho o fedor de baleia morta”, diz o pescador Paulinho.


Muitas baleias foram mortas na cidade até a década de 70, quando felizmente foi decretada a proibição da caça à baleia. Hoje Garopaba é referência para quem busca acompanhar a Baleia Franca, espécie que procura nossas águas para o acasalamento e a amamentação dos filhotes que aqui nascem.


Algumas ossadas, como estas da foto, foram retiradas do mar e estão sob o calçadão da cidade. Outras tantas ainda estão dentro d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário